online web builder

Comemorações da Páscoa pelo Brasil 

A Semana Santa 

tem grande importância religiosa no Brasil, com comemorações que acontecem em várias cidades com uma programação repleta de missas, procissões, encenações e cortejos.

A seguir, destacamos a principais cidades e suas festividades:  

Cidades Históricas Mineiras

As cidades históricas são os principais destinos religiosos do Brasil. Pertencentes à Estrada Real, Barbacena, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del Rei e Tiradentes são locais que conservam as tradições religiosas que fazem parte da história do Estado de Minas Gerais.


Na Semana Santa, a originalidade do povo mineiro e a emoção das celebrações, por meio de gestos, palavras e encenações, contagiam turistas de todo o País e do exterior, que vivenciam a religiosidade existente em Minas.


É um dos momentos mais importantes do ano para o turismo em Minas Gerais, há uma intensa programação religiosa e cultural, com direito a missas, procissões, festas e encenações.


Confira o que vai acontecer em alguns dos municípios que mais devem receber visitantes entre o Domingo de Ramos e a Páscoa:


Mariana

Algumas manifestações, como procissões, novenas, festas dos padroeiros e a Semana Santa são marcantes e de suma importância para a comunidade.

No período de Quaresma, inicia-se o Setenário das Dores de Nossa Senhora e, a partir do Domingo de Ramos, acontece a solenidade dos Passos, procissões, Ofício das Trevas, Sermão do Encontro, Via Crucis, Paixão de Cristo, Procissão das Almas, queima de Judas, Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição.

Ouro Preto

Considerada uma das mais tradicionais do País, a Semana Santa em Ouro Preto, além de apresentar um cenário propício e que relembra a paixão de Cristo, proporciona aos visitantes várias opções de atos religiosos.

Considerado um dos pontos altos das festividades, a confecção de tapetes artesanais e decorativos, normalmente feitos com serragem, borra de café, raspa de couro e cal branco, são espalhados pelas ruas da cidade.

A cidade prepara também concertos envolvendo repertórios de música sacra colonial, encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas, vias-sacras com quadros vivos, filmes e folhetos com o histórico e a descrição das cerimônias, indicando rituais e locais, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade.

Sabará

Procissões, encenações ao vivo de passagens da vida de Cristo, Lava-pés, Descendimento da Cruz, Via-Sacra da Penitência, tudo em clima de intensa fé, são atrações que marcam a Semana Santa por lá.

As ruas exalam o cheiro de manjericão, alecrim e arruda e no Domingo de Páscoa as celebrações começam bem cedo e só terminam após a procissão do Enterro, que sai da Igreja São Francisco até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada pelos acordes da marcha fúnebre, entoados pela bicentenária Banda Santa Cecília.

São João del-Rei

As músicas das orquestras abrilhantam a Semana Santa de São João del Rei, além de conservar as antigas características barrocas.

Um dos momentos mais encantadores é o Descendimento da Cruz, realizado na Sexta-Feira Santa, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Em seguida, segue a Procissão do Enterro e, no Sábado Santo, a comunidade é convidada a permanecer em espírito de recolhimento, seguindo toda à noite com a Vigília Pascal. Para encerrar, no Domingo da Ressurreição, é celebrada a missa solene.

Tiradentes

por lá, a Semana Santa começa 9 dias antes do Domingo de Ramos.

Com missas e via-sacra, as manifestações se iniciam e se encerram no Domingo de Páscoa, com Procissão do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do centro histórico.

As celebrações serão embaladas pelas bandas de música da cidade, que executam cânticos de compositores mineiros, dos séculos 18 e 19.

Nova Jerusalém/PE

Uma tradição e uma paixão que movem o Brasil todos os anos com o espetáculo que conta a história de Jesus.

Há mais de meio século, a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco, emociona e atrai pessoas de todas as idades e locais do Brasil e do mundo.

A encenação revive os últimos momentos de Jesus Cristo antes da crucificação até a sua ressureição e atrai muitos turistas.  É o maior espetáculo da Paixão de Cristo montado no Brasil, com 500 atores que utilizam 12 palcos da cidade cenário (uma réplica de Jerusalém).

O público acaba sendo figurante nas diversas cenas da apresentação teatral móvel.

Nova Jerusalém foi construída especificamente para a apresentação do Drama, é cercada por um muralha de pedras com sete portas e sete torres e ocupa uma área de 70 mil metros quadrados, equivalente a um terço da área murada de Jerusalém nos tempos de Jesus.

Em 2019 o espetáculo será de 13 a 20 de abril. Confira a programação completa no site oficial do evento: https://www.novajerusalem.com.br.

Paraty/RJ

A Semana Santa em Paraty é comemorada com procissões e cerimônias religiosas emocionantes, o que traz a cada ano mais turistas para a cidade.

Nesse ano as comemorações serão de 14 a 21 de abril, com um programação repleta de missas e cortejos.

Um dos pontos altos da Semana Santa em Paraty é a Procissão do Fogaréu (ou da Prisão), que acontece na Sexta-Feira da Paixão (meia-noite de quinta para sexta).

Nessa procissão secular, as luzes do Centro Histórico são apagadas e os fiéis saem pelas ruas de pedras do Centro Histórico portando fifós (tochas), com as luzes dos postes apagadas e ao som incessante de matracas - o que nos transporta a outros tempos.

As matracas vieram substituir os sinos que, por serem motivo de júbilo, silenciam na Quinta-Feira Santa e só voltam a tocar no Domingo de Páscoa.

Imagens sacras de valor incalculável podem ser admiradas durante as procissões da Semana Santa em Paraty: o Senhor dos Passos, usado na cena do Calvário; a Nossa Senhora da Soledade, que sai na Procissão do Enterro; e o Senhor da Cana Verde e a N.S. das Dores, ambas igualmente do século XVIII, chamadas peças "de roca.


Durante as procissões da Semana Santa em Paraty podem ser vistas outras peças raras feitas em madeira, como o esquife do Senhor Morto, ou de prata ricamente lavrada, como as lanternas e o Pálio da Procissão do Enterro, entre outras.  

Pirenópolis/GO

A Semana Santa de Pirenópolis perpetua-se como a mais antiga manifestação religiosa do Estado de Goiás.

Pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, Pirenópolis conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras.

Um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.

Pirenópolis é famosa por sua tradição religiosa-histórico-cultural, pautada em festas que pontuam o calendário e o cotidiano local, destacando-se festas com a de São Sebastião, do Rosário, do Carmo, do Bonfim, do Doce de Lagolândia, de Sant’Ana da Capela do Rio do Peixe, da Santíssima Trindade dos Pireneus e a majestosa Festa do Divino, na qual acontecem as tradicionais Cavalhadas.

Mas as celebrações da Paixão de Cristo não se limitam somente há uma semana, mas estendem-se por toda quaresma até a páscoa, passando pelas vias sacras solenes, procissões ao qual se vê por uma vez ao ano sair nas ruas de pedras, sobre os ombros dos irmãos do Santíssimo, imagens bicentenárias, missas em latim com coro e orquestra, pompa e circunstância, tristeza e alegria, matraca, flores, crianças vestidas de anjinhos, incenso fumegando no turíbulo, sinos e foguetório.


Sua viagem pode se tornar mais fácil e tranquila com a PB Travel.


Nosso sistema de Reservas de Passagens Aéreas, Hotéis e Aluguel de Carro, reúne diversos fornecedores de qualidade, que permite, no momento da busca, a comparação de preços e a escolha da melhor opção.